20th Century Fox: a união faz a força
Surgiu da fusão de duas companhias, a 20th Century foi criada em 1932 por Joseph Schenck (ex-presidente da distribuidora United Artists) e Daryl Zanuck (ex-funcionário da Warner). Três anos depois, o ESTÚDIO – se juntou ao Fox, fundado em 1915 pelo magnata das salas de cinema William Fox.
Paramount: é top!
Esse é um daqueles termos em inglês cheios de significados: pode ser “supremo”, “superior”, “máximo”, mas também “pico” ou “cume” – daí o símbolo do ESTÚDIO – ser uma montanha. Curiosidade: em todo filme da série Indiana Jones, esse logotipo se transforma em algo no cenário da primeira cena.
Warner Bros.: um sobrenome falso
“Bros.” é abreviatura de “irmãos” em inglês. A empresa foi fundada em 1923 por Harry, Albert, Sam e Jack Warner, irmãos de origem polonesa. O verdadeiro sobrenome da família era Wonskolaser, mas o pai deles alterou para Warner quando emigrou para os EUA.
MGM: um leão de três cabeças
Em 1924, o empresário Marcus Loew (cujo sobrenome até hoje batiza uma vasta rede de cinemas nos EUA) adquiriu três produtoras de uma só vez: a Metro Pictures, a Goldwyn Pictures e a Louis B. Mayer Pictures. Nascia a Metro Goldwyn Mayer, que logo virou abreviação MGM. (Mayer foi uma das pessoas mais poderosas na história de Hollywood. Produziu clássicos como Ben-Hur e O Mágico de Oz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário