sexta-feira, 4 de março de 2016

Grande Pirâmide de Gizé era ainda mais magnífica há 4 mil anos: ela brilhava ao sol

Logo depois de pronta, há 4 mil anos, a Pirâmide de Queóps reluzia (Foto: Reprodução)
LOGO DEPOIS DE PRONTA, HÁ 4 MIL ANOS, A PIRÂMIDE DE QUEÓPS RELUZIA (FOTO: REPRODUÇÃO)

Se os gregos consideraram as pirâmides do Egito como uma das sete maravilhas do mundo antigo milênios depois de terem sido concluídas, imagine como elas não eram logo depois de prontas. Atualmente as construções estão em ruínas, repletas de poeira e poluição. Hoje elas são meras sombras do esplendor que já tiveram um dia, há cerca de 4 mil anos. Naquela época elas eram revestidas com enormes blocos manualmente polidos de pedra calcária, que ao mesmo tempo protegiam e refletiam a luz do sol.
"Isso verdadeiramente deve ter adicionado a impressão de Gizé como sendo uma mágica cidade portuária, banhada pela luz do sol, ou mesmo que existia de forma etérea na luz celestial", disse poeticamente o arqueólogo Marc Lehner em um vídeo (abaixo) produzido pelo Smithsonian Channel. Antes de mostrar uma demonstração de como seria a experiência de contemplar a Grande Pirâmide de Queóps quatro milênios atrás, a egiptóloga Jacquelyn Williamson, da Universidade de Harvard, explica como era o processo que fazia com que os blocos fossem esculpidos e polidos.


http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2014/11/grande-piramide-de-gize-era-ainda-mais-magnifica-ha-4-mil-anos-ela-brilhava-ao-sol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário