quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fome x Desperdício de Alimentos no Brasil

O Brasil é um país que produz muito alimento, mas, mesmo assim, muitos brasileiros não têm o que comer. Isso ocorre porque enquanto alguns podem comprar em excesso, muitos não podem comprar nem o necessário à sobrevivência. Assim, pode-se afirmar que a fome e o desperdício de alimento formam um infeliz paradoxo na realidade brasileira.
Por um bom tempo, acreditou-se que o crescimento da população provocaria uma crise de fome no planeta, ideia sustentada pela teoria de Thomas Malthus, que acreditava que a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, enquanto a população cresceria em progressão geométrica. Portanto, aquela não conseguiria acompanhar esta.

Atualmente, entretanto, sabe-se que essa teoria é errônea: a produção acompanhou – e acompanha -, sim, a população. Aliás, no Brasil, essa produção chega a superar a quantidade necessária, sendo em 2011 25,7% maior do que seria preciso. Então, por que o problema da fome?

A fome, na verdade, é causada pela má distribuição de renda, o que faz com que muitos não possam ter acesso ao alimento por motivos financeiros, e não naturais. É simples: enquanto poucos têm muito, muitos têm pouco. O desperdício é o mau hábito do rico. A fome é a realidade do pobre.

O paradoxo “Fome x Desperdício” é uma realidade, mas pode se tornar apenas um “fantasma do passado”. Precisamos agir, sociedade e Estados juntos, para mudar essa situação. É preciso estar ciente de que para acabar com a fome é preciso acabar com o desperdício. Feito isso, esta nação poderá, finalmente, atingir o equilíbrio necessário ao desenvolvimento econômico e humano. 


E você, vai fazer o quê?


Fonte:

Um comentário:

  1. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

    ResponderExcluir