Este mapa, criado pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, em 1507, é considerado a certidão de nascimento da América, pois foi o primeiro mapa a dar nome ao novo continente, “descoberto” durante a chamada Expansão Marítima.
Mapa
Clique na imagem para ampliar |
Curiosidades
- mapa de Waldseemüller possui 2,3 metros de largura por 1,20 metro de altura, e é composto por 12 painéis.
- Martin Waldseemüller (1475-1522) foi um humanista e cartógrafo alemão, cônego em St-Dié, que devotou a sua vida ao estudo geográfico e cartográfico.
- Além de ser o primeiro planisfério a utilizar a palavra “América” para designar o novo continente, o mapa retrata integral e separadamente o hemisfério ocidental, com uma precisão que surpreende ainda hoje os especialistas.
- O mapa também representa, na parte oeste do continente, as águas do Oceano Pacífico (Mar del Sur), que só foi descoberto em 1513, pelo navegador espanhol Vasco Núñez de Balboa.
- No alto do mapa, o autor homenageou o maior astrônomo da Antiguidade, Cláudio Ptolomeu (visto à esquerda) e o navegador AmérO ico Vespúcio (à direita), cujas informações permitiram detalhar o hemisfério ocidental, e que assim daria seu nome ao novo continente.
- O mapa mostra o litoral brasileiro do Nordeste até o trópico de Capricórnio, inclusive um topônimo –pagus s. pauli – como referência o litoral sudeste.
- Em trabalhos posteriores, o cartógrafo deixou de lado o nome América para utilizar a expressão “Terra Incognita”. Só depois de 1520, América passou a ser adotada oficialmente pelos cartógrafos.
- Entre 500 e mil exemplares foram editados na época, só restou esse, descoberto em 1901 e conservado pela família do príncipe alemão Johannes Waldburg-Wolfegg.
- Em 2003, Waldburg-Wolfegg vendeu o exemplar para a Biblioteca do Congresso, em Washington, por 10 milhões de dólares – o valor mais alto pago pela instituição por um documento.
Sugerimos que você confira, também, o livro de Toby Lester, que trata da história por trás da criação do Mapa de Waldseemüller e do impacto que teve no pensamento moderno.
>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 43,90)
Fonte: historiadigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário