quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Hoje na História: Brasil, Uruguai e Argentina se reúnem contra o Paraguai na Gerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai)

Pedro AméricoBatalha de Campo Grande, 1871. Óleo sobre tela, 530 x 332 cm, Museu Imperial de Petrópolis. O quadro representa o momento em que o Conde d’Eu é impedido de prosseguir no ataque aos paraguaios pelo seu ajudante-de-ordens, capitão Almeida Castro, que segura as rédeas do cavalo montado pelo conde. (Wikipédia)

Guerra da Tríplice Aliança (1865) foi uma coalizão formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina, que lutou militarmente com o Paraguai. O conflito desencadeou-se quando o general Francisco Solano López, presidente do Paraguai, decidiu auxiliar o governo exercido pelo Partido Branco (ou Nacional) do Uruguai, na guerra civil contra o Partido Colorado, apoiado militarmente pelo Brasil. Solano López solicitou ao presidente argentino Bartolomé Mitre a permissão para que suas tropas atravessassem a província de Corrientes rumo ao Uruguai para colaborar na defesa do Paysandú. Diante da recusa de Mitre, tropas paraguaias ocuparam a província Argentina de Corrientes, o que forçou a entrada da Argentina na guerra e sua aliança com o Brasil.


Quer saber mais sobre este assunto?

 
Clique na imagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário